3 de ago. de 2009

Estudos Bíblicos

Obrigatório orar em nome de Cristo? (CC)

Vi há tempos, a seguinte afirmação, numa revista de escola dominical, que é traduzida doutra revista americana:



O Ricardo estava ausente de casa numa viagem de negócios. Com saudades da família, ele decidiu telefonar-lhes do hotel em que estava instalado. Mas, sempre que marcava o número aparecia-lhe a mesma voz: “Para estabelecer a ligação tem de usar um código de acesso”. Farto de ouvir a mesma mensagem, ligou para a recepção de onde o informaram de que precisava de um código para completar a ligação, de forma a que as chamadas telefónicas lhe fossem debitadas na conta. Esclarecida a questão, o Ricardo lá conseguiu ter uma agradável conversa com a sua esposa e filhos.

Da mesma forma, Jesus é o nosso código de acesso a Deus. Por causa do Seu nome, o nosso gozo se cumpre quando falamos pessoalmente com Deus. Assim sendo, temos mais uma forma de compreender o valor de orarmos em nome de Jesus.


Isto levanta várias questões, a todos nós, quer os que “aprenderam” deste tenra idade, que devemos orar sempre em nome de Jesus, quer os que têm recebido esse “ensino” desde a sua conversão.

Afinal, porque oramos a Deus o Pai, em nome de Jesus? Se não for assim, Deus não nos pode ouvir? Ou será que é para "dar mais força" às nossas orações? Ou será para obrigar, ou de certa maneira pressionar a Deus a atender os nossos pedidos?

Em primeiro lugar, julgo que ninguém tem dúvidas de que o homem está perdido e só através da morte de Cristo em seu lugar poderá ter acesso ao Pai. Esta é a mensagem básica dos evangelhos. É através do sangue de Cristo que temos acesso ao Pai. Isto não está em dúvida, mas sim a obrigatoriedade de terminar as orações dizendo “... é em nome de Cristo que oramos”, ou outra frase idêntica.

Vejamos as informações que temos na Bíblia, e em particular o que o próprio Jesus nos ensinou sobre o assunto.

Encontramos mais de 40 referências à oração e ao verbo orar, no Novo Testamento.

Vejamos o que podemos concluir destas passagens:

1) Temos alguns exemplos de oração e a tal frase nunca é utilizada.

2) Há passagens didácticas sobre a oração em algumas epístolas, e nunca se nota a preocupação com este pormenor.

3) Na oração padrão que Jesus ensinou, quer na versão de Mateus 6:9/13 quer em Lucas 11:2/4, a oração termina sem a afirmação de que oramos em nome de Jesus.

A expressão de Jesus “Em meu nome” aparece várias vezes nos evangelhos, quando se refere a:

1) Receber um menino em nome de Jesus.

2) Reunirem-se dois ou três em nome de Jesus.

3) Dar um copo de água em nome de Jesus.

4) Expulsar demónios em nome de Jesus.

5) Envio do Espírito Santo em nome de Jesus.



É neste contexto bíblico neotestamentário que devem ser lidas as seguintes passagens, todas elas registadas pelo evangelista João.

João 14:13/14 E, tudo quanto pedirdes em meu nome, eu o farei, para que o Pai seja glorificado no Filho. Se pedirdes alguma coisa em meu nome, eu o farei.

João 15:16 Não me escolhestes vós a mim, mas eu vos escolhi a vós, e vos nomeei, para que vades e deis fruto, e o vosso fruto permaneça; a fim de que, tudo quanto em meu nome pedirdes ao Pai, ele vo-lo conceda.

João 16:23/24 E naquele dia, nada me perguntareis. Na verdade, na verdade vos digo que tudo quanto pedirdes a meu Pai, em meu nome, ele vo-lo há-de dar. Até agora nada pedistes em meu nome; pedi e recebereis, para que o vosso gozo se cumpra.

João 16:26/27 Naquele dia, pedireis em meu nome, e não vos digo que eu rogarei por vós ao Pai; pois o mesmo Pai vos ama; visto como vós me amastes, e crestes que saí de Deus.



Em primeiro lugar, não vemos aqui uma norma de oração para ser rigorosamente cumprida, mas uma permissão que Jesus nos dá, de pedirmos em seu nome. Mas o que significa pedir em nome de Cristo?

No contexto cultural em que Jesus viveu, a expressão em nome de alguém, significava muito mais do que o simples mencionar do nome.

Não se trata dum simples ritual ou fórmula litúrgica ou até fórmula mágica. O nome, na cultura hebraica implica tudo que o nome sugere.

Em nome de Cristo, significa uma perfeita sintonia com o pensamento de Cristo, sua autoridade e seus valores. Temos em Actos 4:24/31 um bom exemplo duma oração com a mentalidade de Cristo, embora não se mencione que oravam em nome de Jesus Cristo.

O importante não é afirmar que se ora em nome de Cristo, mas sim que essa sintonia com o nome de Cristo seja uma realidade, pois se essa condição não existir, a simples afirmação de que se ora em nome de Cristo, não passará de simples ritual destinado a ser ouvido pelo homem religioso, mas que nada significa para Deus o Pai.



Para concluir, gostaria de contar uma velha história que pode bem ilustrar a nossa posição, quando utilizamos impensadamente a expressão em nome de Cristo, ou pior ainda se a utilizamos pensando assim pressionar a Deus a ouvir as nossas orações.

Houve dois jovens que foram mobilizados para a guerra de África. Um era natural do norte de Portugal, e ou outro era do Algarve, bem a sul de Portugal.

Tornaram-se amigos inseparáveis, pois sofreram juntos os horrores da guerra, e juntos correram os mesmos perigos, até que certo dia, o jovem do norte de Portugal é ferido mortalmente. Os seus últimos pensamentos foram para o seu pai, e diz ao seu amigo. - Eu vivia sozinho com o meu pai. Sou filho único e o meu pai não tem mais ninguém. Nem sei o que lhe vai acontecer, quando souber que morri. Mas há um pedido que te faço, que é a única coisa que o poderá ajudar. Se conseguires voltar a Portugal, vai falar com ele e diz-lhe que foste meu amigo e estiveste comigo até ao fim.

A guerra terminou, o jovem algarvio volta a casa, mas não se esquece da promessa que fizera ao seu amigo. Na primeira oportunidade, num fim de semana mais prolongado, faz a viagem ao norte de Portugal para localizar o pai do seu amigo.

Consegue localizar a aldeia e pergunta pelo Senhor João, o pai do seu companheiro, mas recebe a seguinte resposta.

- Ele mora nessa casa isolada que se vê lá ao longe, mas nem pense que consegue falar com ele. Esse velho quase que enlouqueceu quando soube que o seu único filho morreu na guerra. Vive isolado e não quer falar com ninguém.

Mesmo assim o jovem vai tentar falar com o pai do seu amigo. Depois de trepar pelos caminhos do monte, chega a uma casa isolada com todas as portas e janelas trancadas.

Bate à porta, mas ninguém lhe responde. Insiste e chama pelo Senhor João, dizendo: Eu vim do sul de Portugal só para lhe falar. Eu sei que me está a ouvir. Peço-lhe só um pouco de atenção... Tudo em vão. Ninguém responde.

Quando já desiludido, o jovem se prepara para desistir, diz ainda: Tenho muita pena que não me tenha atendido, pois eu estive com o seu filho....

Parece que foram as palavras mágicas. Ouve-se imediatamente o abrir das portas e o velho respondeu: Espere aí... Não se vá embora... Você esteve com o meu filho?!!! Eu quero falar consigo.... Entre que a casa é sua.



Agora, que pensaríamos nós desse jovem se ele dissesse: Então é esse o código que tenho de utilizar sempre que falar com este velho, é essa a frase que tenho de repetir... estive com o seu filho.... estive com o seu filho..... estive com o seu filho?

O que pensaríamos nós da sua sensibilidade e do respeito pelo pai do seu companheiro?

Pois foi isso que eu fiz tantas vezes, ao terminar as minhas orações dizendo impensadamente ....... Desculpem, mas não vou repetir sem necessidade, por respeito ao nosso Pai.

Procuremos estar em sintonia com a mensagem de Jesus, e com o seu pensamento.

Procuremos actuar como Ele nos ensinou, para que através do Espírito Santo, Jesus possa actuar através dos seus, e então, o Pai nos concederá a bênção de orarmos como Jesus orava.


MISSÕES

O Espírito do Senhor é sobre mim, Pois que me ungiu para evangelizar os pobres. Enviou-me a curar os quebrantados do coração,A pregar liberdade aos cativos, E restauração da vista aos cegos, A pôr em liberdade os oprimidos, A anunciar o ano aceitável do Senhor. Lucas 4:18-19

.
.
Responsabilidade da igreja
“Vendo Pilatos que nada conseguia, antes, pelo contrário, aumentava o tumulto, mandando vir água, lavou as mãos perante o povo, dizendo: Estou inocente do sangue deste justo; fique o caso convosco” Mt 27.24
Hoje, 82% da população brasileira vive na zona urbana, tanto nas grandes cidades como nas pequenas cidades do interior. As condições de vida dos pobres, seja nas cidades grandes, seja nas pequenas, são semelhantes no que se refere à atividade econômica, alimentação etc.Em número absoluto, a Região Metropolitana de São Paulo lidera o ranking nacional de pessoas que vivem abaixo da linha da pobreza: 5.967.949 de crianças, adolescentes e adultos. Desses, 815.362 estão na faixa de indigentes. Na Grande Rio de Janeiro, os menos favorecidos somam 3.132.467 de pessoas, sendo 481.027 indigentes. Já no Nordeste, a Bahia tem 1.324.365 de pessoas que vivem abaixo da linha da pobreza na Grande Salvador. São 257.981 moradores na faixa da indigência.O que cristãos têm a ver com estes números, com as estatísticas alarmantes da pobreza dos centros urbanos? Por que devem os cristãos se envolver com o social?No final das contas, existem duas atitudes que eles podem adotar com relação ao mundo. Uma é a fuga, outra é o engajamento.“Fugir” significa voltar as costas ao mundo em rejeição, lavar as mãos das coisas do mundo, mesmo sabendo, como Pilatos , que nem assim desaparece a responsabilidade, e endurecer o coração aos agonizantes gritos de socorro.“Engajar-se”, por outro lado, significa voltar o rosto para o mundo em compaixão, sujar as mãos, sofrer e gastar-se a serviço deste e sentir no fundo do ser o comovente e incontido amor de Deus.Viver dentro da igreja em comunhão uns com os outros é mais conveniente do que servir em um ambiente externo apático ou mesmo hostil.Ao invés de tentarmos fugir à nossa responsabilidade social precisamos abrir os ouvidos e escutar a voz daquele que conclama seu povo em todo tempo a sair.Missão é a nossa resposta humana à divina comissão. É todo um estilo de vida cristão, que tanto inclui evangelismo quanto responsabilidade social, sob a convicção de que Cristo nos envia ao mundo assim como o Pai a ele o enviou.
Por que devem os cristãos se envolver com a responsabilidade social?
tanto da justiça quanto da justificação“que faz justiça aos oprimidos; que dá pão aos famintos. O SENHOR solta os encarcerados; o SENHOR abre os olhos aos cegos; o SENHOR levanta os abatidos; o SENHOR ama os justos; o SENHOR guarda os estrangeiros; ampara o órfão e a viúva, mas transtorna o caminho dos ímpios”. Sl 146.79
O Senhor nos envia como o Pai O enviou – Jo 20.21“Como Deus ungiu a Jesus de Nazaré com o Espírito Santo e com poder, o qual andou por toda parte, fazendo o bem e curando a todos os oprimidos do diabo, porque Deus era com ele” At 10.38Se a missão cristã é para ser modelada pela missão de Cristo, ela certamente implicará — assim como Ele o fez — penetrarmos no mundo das pessoas. Isto significa entrar no mundo dos seus pensamentos, da sua tragédia e solidão, a fim de compartilhar Cristo com eles lá onde eles estão.Significa disposição para renunciar a conforto e à segurança de nossa própria formação cultural, a fim de nos doarmos em serviço a indivíduos de outra cultura, de cujas necessidades quem saber jamais tenhamos conhecimento ou experiência.
Não se deve separar fé de amorAo caminharmos pelas Escrituras, podemos ver em todos os apóstolos a mesma ênfase na necessidade de obras de amor.Tg 2.17,18 - fé sem obras é morta.1 Jo 3.17 – aquele que tem recursos, deve repartir com quem não tem.Tt 2.14 – somos um povo zeloso de boasEf 2.10 – Fomos criados para boas obrasGl 5.6 – a única coisa que tem valor é a fé que atua pelo amor
Portanto, temos a surpreendente seqüência de fé, amor e serviço; a verdadeira fé se expressa pelo amor, o verdadeiro amor se revela através do serviço.Fé salvadora e amor salvador caminham lado a lado; onde quer que um deles falte faltará também o outro. Nenhum deles pode subsistir sozinho.Que faremos diante dos desafios das nossas metrópoles? Lavaremos nossas mãos como Pilatos, tentando nos isentar da responsabilidade frente a um mundo não apenas sem salvação, mas sem pão, sem roupas, sem casa, sem esperança?Busquemos o equilíbrio bíblico em nossas igrejas – ofereçamos ao mundo perdido o Pão vivo que desceu do céu – JESUS, sem, no entanto nos esquivarmos da ordem de Jesus a multidão faminta – “dai-lhes vos mesmos de comer” (Lc 9).


Segunda Vinda de Cristo

“Então se verá o Filho do homem vindo Numa nuvem. Com poder e grande glória.” Lc 21.27

A seguir relaciono uma série de texto a respeito da breve volta de Cristo. Abra sua Bíblia e em oração e na sensibilidade ao Espírito Santo medite na Palavra.Não faço comentários, pois a Bíblia não diz literalmente como será este retorno, e prefiro não entrar na área das suposições. Mas afirmo sem medo de errar: “Cristo voltará!Veja: "Respondeu-lhe Jesus: Tu o disseste; entretanto, eu vos declaro que, desde agora, vereis o Filho do Homem assentado à direita do Todo-Poderoso e vindo sobre as nuvens do céu." Mt 26.64; "E lhes disseram: Varões galileus, por que estais olhando para as alturas? Esse Jesus que dentre vós foi assunto ao céu virá do modo como o vistes subir" At 1.11; "E, assim como aos homens está ordenado morrerem uma só vez, vindo, depois disto, o juízo, assim também Cristo, tendo-se oferecido uma vez para sempre para tirar os pecados de muitos, aparecerá segunda vez, sem pecado, aos que o aguardam para a salvação." Hb 9.27,28A volta está próxima, Prepare-se!”1) Ela é predita e descrita pelos:a) Profetas: "Eu estava olhando nas minhas visões da noite, e eis que vinha com as nuvens do céu um como o Filho do Homem, e dirigiu-se ao Ancião de Dias, e o fizeram chegar até ele." Dn 7.13 "Quanto a estes foi que também profetizou Enoque, o sétimo depois de Adão, dizendo: Eis que veio o Senhor entre suas santas miríades..." Jd 14b) Pelo próprio Cristo: "Quando vier o Filho do Homem na sua majestade e todos os anjos com ele, então, se assentará no trono da sua glória;" Mt 25.31; "E, quando eu for e vos preparar lugar, voltarei e vos receberei para mim mesmo, para que, onde eu estou, estejais vós também." Jo 14.3c) Pelos Apóstolos: "a fim de que, da presença do Senhor, venham tempos de refrigério, e que envie ele o Cristo, que já vos foi designado, Jesus." At 3.20; "que guardes o mandato imaculado, irrepreensível, até à manifestação de nosso Senhor Jesus Cristo." 1Tm 6.14d) Pelos Anjos: "E, estando eles com os olhos fitos no céu, enquanto Jesus subia, eis que dois varões vestidos de branco se puseram ao lado deles e lhes disseram: Varões galileus, por que estais olhando para as alturas? Esse Jesus que dentre vós foi assunto ao céu virá do modo como o vistes subir." At 1.10,11
2) Denominada de:a) Tempos de refrigério: "Arrependei-vos, pois, e convertei-vos para serem cancelados os vossos pecados," At 3.19b) Tempos de restauração: " ao qual é necessário que o céu receba até aos tempos da restauração de todas as coisas, de que Deus falou por boca dos seus santos profetas desde a antiguidade." At 3.21 com "na esperança de que a própria criação será redimida do cativeiro da corrupção, para a liberdade da glória dos filhos de Deus." Rm 8.21c) Últimos tempos: "5 que sois guardados pelo poder de Deus, mediante a fé, para a salvação preparada para revelar-se no último tempo." 1Pe 1.5d) Revelação de Jesus: "Por isso, cingindo o vosso entendimento, sede sóbrios e esperai inteiramente na graça que vos está sendo trazida na revelação de Jesus Cristo." 1Pe 1.13e) Dia vindouro de Deus: "Visto que todas essas coisas hão de ser assim desfeitas, deveis ser tais como os que vivem em santo procedimento e piedade, esperando e apressando a vinda do Dia de Deus, por causa do qual os céus, incendiados, serão desfeitos, e os elementos abrasados se derreterão." 2Pe 3.11,12f)Dia de nosso Senhor Jesus: "...vos confirmará até ao fim, para serdes irrepreensíveis no Dia de nosso Senhor Jesus Cristo." 1Co 1.83) Será:
a) Entre nuvens: "Então, aparecerá no céu o sinal do Filho do Homem; todos os povos da terra se lamentarão e verão o Filho do Homem vindo sobre as nuvens do céu, com poder e muita glória." Mt 24.30 mais: Mt 26.64; Ap 1.7b) Na glória de Deus: "Porque o Filho do Homem há de vir na glória de seu Pai, com os seus anjos, e, então, retribuirá a cada um conforme as suas obras." Mt 16.27c) Na sua própria glória: "Quando vier o Filho do Homem na sua majestade e todos os anjos com ele, então, se assentará no trono da sua glória;" Mt 25.31d) Em fogo: " em chama de fogo, tomando vingança contra os que não conhecem a Deus e contra os que não obedecem ao evangelho de nosso Senhor Jesus." 2Ts 1.8e) Com poder: "Então, aparecerá no céu o sinal do Filho do Homem; todos os povos da terra se lamentarão e verão o Filho do Homem vindo sobre as nuvens do céu, com poder e muita glória." Mt 24.30f) Da forma como subiu: "Ditas estas palavras, foi Jesus elevado às alturas, à vista deles, e uma nuvem o encobriu dos seus olhos. E lhes disseram: Varões galileus, por que estais olhando para as alturas? Esse Jesus que dentre vós foi assunto ao céu virá do modo como o vistes subir." At 1.9,11g) Acompanhada por anjos: "Porque o Filho do Homem há de vir na glória de seu Pai, com os seus anjos, e, então, retribuirá a cada um conforme as suas obras." Mt 16.27; mais: Mt 25.31; Mc 8.38; 2Ts 1.7h) Com seus santos: "pois vós mesmos estais inteirados com precisão de que o Dia do Senhor vem como ladrão de noite." 1Ts 5.2; "Eis que veio o Senhor entre suas santas miríades," Jd 14i) Subitamente: "para que, vindo ele inesperadamente, não vos ache dormindo." Mc 13.36j) Inesperada: "Por isso vocês também fiquem vigiando, pois o Filho do Homem chegará na hora em que vocês não estiverem esperando." Mt 24.44; mais: Lc 12.40; 1Ts 5.2; 2 Pe 3.10; Ap 16.15k) Como o relâmpago: "Porque, assim como o relâmpago sai do oriente e se mostra até no ocidente, assim há de ser a vinda do Filho do Homem." Mt 24.27l) Com ressurreição de mortos: "Porquanto o Senhor mesmo, dada a sua palavra de ordem, ouvida a voz do arcanjo, e ressoada a trombeta de Deus, descerá dos céus, e os mortos em Cristo ressuscitarão primeiro." 1Ts 4.16m) Com arrebatamento: "depois, nós, os vivos, os que ficarmos, seremos arrebatados juntamente com eles, entre nuvens, para o encontro do Senhor nos ares, e, assim, estaremos para sempre com o Senhor." 1Ts 4.17
4) Com o propósito de:a) Completar a salvação dos santos: "assim também Cristo, tendo-se oferecido uma vez para sempre para tirar os pecados de muitos, aparecerá segunda vez, sem pecado, aos que o aguardam para a salvação." Hb 9.28; "que sois guardados pelo poder de Deus, mediante a fé, para a salvação preparada para revelar-se no último tempo." 1Pe 1.5b) Trazer à luz as coisas ocultas das trevas: " Portanto, nada julgueis antes do tempo, até que venha o Senhor, o qual não somente trará à plena luz as coisas ocultas das trevas, mas também manifestará os desígnios dos corações; e, então, cada um receberá o seu louvor da parte de Deus." 1Co 4.5c) Julgar: "Vem o nosso Deus e não guarda silêncio; perante ele arde um fogo devorador, ao seu redor esbraveja grande tormenta. Intima os céus lá em cima e a terra, para julgar o seu povo." Sl 50.3,4 com "E o Pai a ninguém julga, mas ao Filho confiou todo julgamento." Jo 5.22; "Conjuro-te, perante Deus e Cristo Jesus, que há de julgar vivos e mortos, pela sua manifestação e pelo seu reino:" 2Tm 4.1; mais: Jd 15; Ap 20.11-13d) Reinar: " A lua se envergonhará, e o sol se confundirá quando o SENHOR dos Exércitos reinar no monte Sião e em Jerusalém; perante os seus anciãos haverá glória." Is 24.23;"Foi-lhe dado domínio, e glória, e o reino, para que os povos, nações e homens de todas as línguas o servissem; o seu domínio é domínio eterno, que não passará, e o seu reino jamais será destruído." Dn 7.14;"O sétimo anjo tocou a trombeta, e houve no céu grandes vozes, dizendo: O reino do mundo se tornou de nosso Senhor e do seu Cristo, e ele reinará pelos séculos dos séculos." Ap 11.15e) Destruir a morte: "Porque convém que ele reine até que haja posto todos os inimigos debaixo dos pés. O último inimigo a ser destruído é a morte." 1Co 15.25,26
5) Os eleitos:a) Devem considerá-la como eminente: " Vai alta a noite, e vem chegando o dia. Deixemos, pois, as obras das trevas e revistamo-nos das armas da luz." Rm 13.12; "Seja a vossa moderação conhecida de todos os homens. Perto está o Senhor." Fp 4.5; "Ora, o fim de todas as coisas está próximo; sede, portanto, criteriosos e sóbrios a bem das vossas orações." 1Pe 4.7b) A Benção de estarem preparados: "Bem-aventurado aquele servo a quem seu senhor, quando vier, achar fazendo assim." Mt 24.46; "Bem-aventurados aqueles servos a quem o senhor, quando vier, os encontre vigilantes; em verdade vos afirmo que ele há de cingir-se, dar-lhes lugar à mesa e, aproximando-se, os servirá. Sabei, porém, isto: se o pai de família soubesse a que hora havia de vir o ladrão, vigiaria e não deixaria arrombar a sua casa." Lc 12.37,39c) Amam-na: " Já agora a coroa da justiça me está guardada, a qual o Senhor, reto juiz, me dará naquele Dia; e não somente a mim, mas também a todos quantos amam a sua vinda." 2Tm 4.8d) Esperam-na: "Pois a nossa pátria está nos céus, de onde também aguardamos o Salvador, o Senhor Jesus Cristo," Fp 3.20; "aguardando a bendita esperança e a manifestação da glória do nosso grande Deus e Salvador Cristo Jesus." Tt 2.13e) Aguardam-na: "de maneira que não vos falte nenhum dom, aguardando vós a revelação de nosso Senhor Jesus Cristo, o qual também vos confirmará até ao fim, para serdes irrepreensíveis no Dia de nosso Senhor Jesus Cristo." 1Co 1.7,8; "e para aguardardes dos céus o seu Filho, a quem ele ressuscitou dentre os mortos, Jesus, que nos livra da ira vindoura." 1Ts 1.10f) Apressam-na: "esperando e apressando a vinda do Dia de Deus, por causa do qual os céus, incendiados, serão desfeitos, e os elementos abrasados se derreterão." 2Pe 3.12g) Oram por ela: "Aquele que dá testemunho destas coisas diz: Certamente, venho sem demora. Amém! Vem, Senhor Jesus!" Ap 22.20h) Preparados: "Por isso, ficai também vós apercebidos; porque, à hora em que não cuidais, o Filho do Homem virá." Mt 24.44; mais: Lc 12.40i) Vigilantes: "Portanto, vigiai, porque não sabeis em que dia vem o vosso Senhor." Mt 24.42; mais: Mc 13.35-37; Lc 21.36j) Aguardam-na pacientemente: "Ora, o Senhor conduza o vosso coração ao amor de Deus e à constância de Cristo." 2Ts 3.5; "Sede, pois, irmãos, pacientes, até à vinda do Senhor. Eis que o lavrador aguarda com paciência o precioso fruto da terra, até receber as primeiras e as últimas chuvas. Sede vós também pacientes e fortalecei o vosso coração, pois a vinda do Senhor está próxima." Tg 5.7,8k) Preservados: "Estou plenamente certo de que aquele que começou boa obra em vós há de completá-la até ao Dia de Cristo Jesus." Fp 1.6; "O Senhor me livrará também de toda obra maligna e me levará salvo para o seu reino celestial. A ele, glória pelos séculos dos séculos. Amém!" 2Tm 4.18; "que sois guardados pelo poder de Deus, mediante a fé, para a salvação preparada para revelar-se no último tempo." 1Pe 1.5; "Ora, àquele que é poderoso para vos guardar de tropeços e para vos apresentar com exultação, imaculados diante da sua glória," Jd 24l) Não se envergonham da mesma: "Filhinhos, agora, pois, permanecei nele, para que, quando ele se manifestar, tenhamos confiança e dele não nos afastemos envergonhados na sua vinda." 1Jo 2.28; "Nisto é em nós aperfeiçoado o amor, para que, no Dia do Juízo, mantenhamos confiança; pois, segundo ele é, também nós somos neste mundo." 1Jo 4.17m) Serão semelhantes a Cristo: "o qual transformará o nosso corpo de humilhação, para ser igual ao corpo da sua glória, segundo a eficácia do poder que ele tem de até subordinar a si todas as coisas." Fp 3.21;"Amados, agora, somos filhos de Deus, e ainda não se manifestou o que haveremos de ser. Sabemos que, quando ele se manifestar, seremos semelhantes a ele, porque haveremos de vê-lo como ele é." 1Jo 3.2n) Aparecerão com Ele: "Quando Cristo, que é a nossa vida, se manifestar, então, vós também sereis manifestados com ele, em glória." Cl 3.4o) Receberão a coroa: "Já agora a coroa da justiça me está guardada, a qual o Senhor, reto juiz, me dará naquele Dia; e não somente a mim, mas também a todos quantos amam a sua vinda." 2Tm 4.8; "Ora, logo que o Supremo Pastor se manifestar, recebereis a imarcescível coroa da glória." 1Pe 5.4p) Reinarão com Ele: " O reino, e o domínio, e a majestade dos reinos debaixo de todo o céu serão dados ao povo dos santos do Altíssimo; o seu reino será reino eterno, e todos os domínios o servirão e lhe obedecerão." Dn 7.27; "se perseveramos, também com ele reinaremos..." 2Tm 2.12; "e para o nosso Deus os constituíste reino e sacerdotes; e reinarão sobre a terra." Ap 5.10; mais: Ap 20.6 e 22.5
6) O Lar Celestial: Ap 21 e 22; Jo 14a) Um tesouro: "mas ajuntai para vós outros tesouros no céu, onde traça nem ferrugem corrói, e onde ladrões não escavam, nem roubam;" Mt 6.20b) Há registro dos Eleitos: "Não obstante, alegrai-vos, não porque os espíritos se vos submetem, e sim porque o vosso nome está arrolado nos céus." Lc 10.20c) Lugar reservados para todos os eleitos: "Na casa de meu Pai há muitas moradas. Se assim não fora, eu vo-lo teria dito. Pois vou preparar-vos lugar." Jo 14.2d) Cristo ali entrou: "Mas Estêvão, cheio do Espírito Santo, fitou os olhos no céu e viu a glória de Deus e Jesus, que estava à sua direita, e disse: Eis que vejo os céus abertos e o Filho do Homem, em pé à destra de Deus." At 7.55,56e) Edificado por Deus: "Sabemos que, se a nossa casa terrestre deste tabernáculo se desfizer, temos da parte de Deus um edifício, casa não feita por mãos, eterna, nos céus." 2Co 5.1;"porque aguardava a cidade que tem fundamentos, da qual Deus é o arquiteto e edificador." Hb 11.10f) Reunião de todos os eleitos: "Depois destas coisas, vi, e eis grande multidão que ninguém podia enumerar, de todas as nações, tribos, povos e línguas, em pé diante do trono e diante do Cordeiro, vestidos de vestiduras brancas, com palmas nas mãos." Ap 7.9g) Obediência, condição de entrada: "Bem-aventurados aqueles que lavam as suas vestiduras no sangue do Cordeiro, para que lhes assista o direito à árvore da vida, e entrem na cidade pelas portas." Ap 22.14
7) Os habitantes do Céu:a) Um grande exercito: "Só tu és SENHOR, tu fizeste o céu, o céu dos céus e todo o seu exército, a terra e tudo quanto nela há, os mares e tudo quanto há neles; e tu os preservas a todos com vida, e o exército dos céus te adora." Ne 9.6; "Um rio de fogo manava e saía de diante dele; milhares de milhares o serviam, e miríades de miríades estavam diante dele; assentou-se o tribunal, e se abriram os livros." Dn 7.10;"Mas tendes chegado ao monte Sião e à cidade do Deus vivo, a Jerusalém celestial, e a incontáveis hostes de anjos, e à universal assembléia" Hb 12.22;"Vi e ouvi uma voz de muitos anjos ao redor do trono, dos seres viventes e dos anciãos, cujo número era de milhões de milhões e milhares de milhares," Ap 5.11, "Olhei, e eis o Cordeiro em pé sobre o monte Sião, e com ele cento e quarenta e quatro mil, tendo na fronte escrito o seu nome e o nome de seu Pai." Ap 14.1, "Então, ouvi uma como voz de numerosa multidão, como de muitas águas e como de fortes trovões, dizendo: Aleluia! Pois reina o Senhor, nosso Deus, o Todo-Poderoso." Ap 19.6b) Os Escolhidos de Deus: "Muitos virão do Oriente e do Ocidente, do Norte e do Sul e tomarão lugares à mesa no reino de Deus." Lc 13.29, "mas os que são havidos por dignos de alcançar a era vindoura e a ressurreição dentre os mortos não casam, nem se dão em casamento. Pois não podem mais morrer, porque são iguais aos anjos e são filhos de Deus, sendo filhos da ressurreição." Lc 20.35,36; "Tens, contudo, em Sardes, umas poucas pessoas que não contaminaram as suas vestiduras e andarão de branco junto comigo, pois são dignas." Ap 3.4, "Um dos anciãos tomou a palavra, dizendo: Estes, que se vestem de vestiduras brancas, quem são e donde vieram? Respondi-lhe: meu Senhor, tu o sabes. Ele, então, me disse: São estes os que vêm da grande tribulação, lavaram suas vestiduras e as alvejaram no sangue do Cordeiro, razão por que se acham diante do trono de Deus e o servem de dia e de noite no seu santuário; e aquele que se assenta no trono estenderá sobre eles o seu Tabernáculo. Jamais terão fome, nunca mais terão sede, não cairá sobre eles o sol, nem ardor algum, pois o Cordeiro que se encontra no meio do trono os apascentará e os guiará para as fontes da água da vida. E Deus lhes enxugará dos olhos toda lágrima." Ap 7.13-17, "Bem-aventurados aqueles que lavam as suas vestiduras no sangue do Cordeiro, para que lhes assista o direito à árvore da vida, e entrem na cidade pelas portas." Ap 22.14
Esteja pronto para encontrar-se com o Senhor Jesus. Vida santa, reta e cheia do Espírito Santo!
(4 PASSOS PARA ATINGIR O CORAÇÃO DE DEUS)
Lc. 1:13
Mas o Anjo lhe disse: Zacarias, não temas porque tua oração foi ouvida.

2 Crônicas 7:14

A Bíblia diz sabiamente que os ouvidos de Deus não estão agravados para que não possa nos ouvir (Is 59:1b), sim é verdade, Ele está pronto para nos ouvir a qualquer momento que clamarmos por Ele, porém Ele nos fala em um sentido mais intimo: Eu ouvirei dos céus! Quando Deus fala que ouvirá a nossa oração, não se refere apenas de ouvir o som das nossas palavras, mas fala de senti-las, de tomar parte do nosso sofrimento, de dividir conosco as nossas dores e aflições e principalmente de responder em tempo oportuno e de maneira eficaz tudo que pedimos.

Sua mão está sempre pronta para nos salvar, mesmo nos piores momentos da nossa vida. (Is 59:1ª).

No entanto precisamos ter alguns requisitos para que nossa oração chegue até o coração
De Deus e no texto destacado podemos conferir quais são esses requisitos:

1- Humilhação. Precisamos nos humilhar diante de Deus, reconhecendo que Ele é senhor e nós servos e que dependemos dEle em tudo, como fez aquele publicano (Lucas 18:13) - O publicano, porém, estando em pé, de longe, nem ainda queria levantar os olhos ao céu, mas batia no peito, dizendo: Ó Deus, tem misericórdia de mim, pecador!
2- Oração. A oração sempre vem depois da humilhação, antes é necessário estarmos quebrantados diante de Deus, como fez Ana, mãe de Samuel: (I Samuel 1:10) - Ela, pois, com amargura de alma, orou ao SENHOR, e chorou abundantemente.
3- Buscar a face do senhor. Precisamos buscar a Deus com todas as nossas forças, chegar próximo dEle, para podermos receber a Sua graça. (Jeremias 29:13) - E buscar-me-eis, e me achareis, quando me buscardes com todo o vosso coração.

4-Arrependimento. Quando nos arrependemos diante do Senhor ele imediatamente nos atende, pois Deus jamais despresará um coração arrependido. (Salmos 51:17) - Os sacrifícios para Deus são o espírito quebrantado; a um coração quebrantado e contrito não desprezarás, ó Deus.

Deus ouviu a oração de Zacarias, ouviu a oração de Daniel. (Dn. 10:12), ouviu a oração de Ana! Ele também ouvirá a tua oração, quando orares obedecendo a esses requisitos. (Jó 22:27a) - Orarás a ele, e ele te ouvirá.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ouça o nosso programa

Ouça o nosso programa
Encontro com Deus segundas e Quartas das 20 às 22hs.